quinta-feira, 2 de setembro de 2010

DEMÔNIO LILITH

O texto abaixo foi extraido do site:
obscury-lucifer.blogspot.com/2009/10/asmodeus...

-------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: Não vejo indícios de que Adão teve uma mulher antes de Eva. Acredito na figura de Lilith como uma espécie de demônio que tenta derrubar a humanidade em pecados sexuais e que leva as mulheres a se rebelarem contra a HIERARQUIA DETERMINADA POR DEUS.



-----------------------------------

Lilith (לילית em hebraico) é referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai81:455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio.

Em grego-hécate; “A que fere de longe", no hebraico Lilith significa "A Noturna". Mulher bonita e silenciosa, com uma profunda solidão. A Serpente da Sedução, a Mãe da Luxúria. Setembro é o seu mês. Uma coisa importante sobre Lilith. É considerado o Portal de Lúcifer, uma vez que todos os caminhos dela realizam Lúcifer. Em Astrologia, sua influência foi cientificamente provada em 22/11/1897 por Waltemath. Neste ano, uma centena de anos depois, a força obscura da natureza humana feminina estará crescendo rápida pelo mundo. De qualquer modo, ela é um arquétipo muito antigo, perdido no tempo.

De acordo com certas interpretações da criação humana em Gênesis, no Antigo Testamento, reconhecendo que havia sido criada por Deus com a mesma matéria prima, Lilith rebelou-se, recusando-se a ficar sempre em baixo durante as suas relações sexuais. Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal.

Assim dizia Lilith: ‘‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.’’ Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher, dessa forma abandonou o Éden.

Três anjos foram enviados em seu encalço, porém ela se recusou a voltar. Juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith Tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar.




Após os hebreus terem deixado a Babilônia Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi limada do velho testamento. Eva é criada no sexto dia, e depois da solidão de Adão ela é criada novamente, sendo a primeira criação referente na verdade a Lilith no Gênesis.

No período medieval ela era ainda muito citada entre as superstições de camponeses, como deixar um amuleto com o nome dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf para que ela não o matasse, assim como acordar o marido que sorrisse durante o sono, pois ele estaria sendo seduzido por Lilith.

A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.E.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.E.C.

Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam ela a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas. A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que viam Lilith como um símbolo de algo negativo. Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas, Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por um súcubus dificilmente um homem saía com vida.

Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilith, como o aberto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com a vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

Pensa-se que o Relevo Burney, um relevo sumério, represente Lilith; muitos acreditam também que há uma relação entre Lilith e Inanna, deusa suméria da guerra e do prazer sexual.

Algumas vezes Lilith é associada com a deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", um demônio que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

Nos dois últimos séculos a imagem de Lilith começou a passar por uma notável transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilith, e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos, em um contraste radical à sua tradicional imagem demoníaca, noturna, devoradora de crianças, causadora pragas, depravação, homossexualidade e vampirismo. Podendo ser citados também os nomes de Johann Wolfgang von Goethe, John Keats, Robert Browning, Dante Gabriel Rossetti, John Collier, etc...Lilith também é considerda um dos Arquidemônios símbolo da vaidade.

20 comentários:

  1. Se você é envangélico, e cristão, vc ja deve ter lido a biblia, e por acaso você ja prestou atenção no q ela diz? Biblia alguma diz que toda mulher deve obedecer a algum homem( e não existe essa tão referida hierarquia a qual você se refere no inicio do seu post tanto que, se realmente existisse, jesus não trataria com igualdade maria madadela e a viegem maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo , se você tiver uma biblia em casa leia por favor 1coríntios Cap 11:3 , que diz " Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo" , quando se fala de hierarquia se traz a impressão de submissão , mais não é bem assim . Vou deixar mais claro trazendo um exemplo se eu fosse o dono de uma empresa e te declarasse como o meu vice-líder , você estaria totalmente submisso a mim ? Não , nós trabalhariamos de comum acordo seria um 50% cada, pois eu sou o cabeça mais você é meu pescoço, eu não posso mexer a cabeça sem o auxilio do pescoço , mais você não pode mexer o pescoço sem o comando enviado pelo cérebro , assim deve ser na família marido e mulher deve agir de comum acordo . Mais um exemplo está em Efésios 5:20 ao 30, mais vou ler só um trexo que esclarece, versículo 22 que diz " Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor". Então é isso amigo .

      Excluir
  2. linda resposta tirou as palavras da minha boca.

    ResponderExcluir
  3. ola pessoal, se vc pegar a sua biblia e abrir em efésios cap5 ver.22,23,24,25 e 26 verá que toda mulher deve sim ser submissa ao marido ou seja ao homem que é o cabeça da casa. apesar de no final das contas quem manda são vcs milheres.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. tudo tevve um começo no edem estamos vivendo a época do fim arma de fogo aids pode haver a 3 guerra mundial e antes o arrebatamendo dos cristão colosses 3cap vrs1 ao17 meu tel 2141253533

    ResponderExcluir
  5. não se pode ler a bíblia somente ,tem q ter discernimento se nao nem leia ,nada e o pé da letra

    ResponderExcluir
  6. Quanta baboseira!!!!!! Mistura de politica com religião!!! O Jesus nada tem a ver com o Estado, nas palavras do próprio Jesus! Ele não tem parte com o principe desse século (sistema) Maldito o homem que confia no homem (política) para fazer da carne o seu braço forte (salvador) e se apartar da justiça de Deus. Deixa PSDB, PT, PMDB, Lula, Dilma, FHC, Aécio e Cia de lado e foque no Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Jesus! Apenas Ele, na sua vinda, vai dar jeito nesse mundo que jaz no malígno. Defender PT ou PSDB, Dilma ou Aécio, para alguém que se diz cristão, é um paradoxo. Não existe nobreza e nem honestidade nesse meio. Assuma de vez: Ou vc é cristão ou antipetista. Não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo. E nunca se esqueça, ela, quer queiramos ou não, é a governante máxima dessa nação e, ao contrário do que vc faz, Deus te ordena que ore por ela e não amaldiçoe. Desça do muro e diga logo quem é vc. Estamos cheios de política misturada a esse falso cristianismo!!! Desça do muro e mude sua apresentação de "cristão". E, para se escrever algo a respeito de partidos brasileiros e seus políticos, tem-se qu estudar e se informar em fontes priárias. Bah! Perdi meu tempo entrando nessa bosta de blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Estão todos errados e tenho provas.

    ResponderExcluir
  8. Quando Deus criou o homem e a mulher.... criou com igualdade, do mesmo jeito..... Só que Adão era um bunda mole chorão, machista kkkkk qual era o problema deixa Lilith ficar por cima???? vai falar p mim q escritor desse artigo nunca deixou uma mulher ficar por cima dele??? Deus fez sim outra mulher p Adão parar de reclamar.... ela tomo uma atitude enquanto ele ficou esperando .... EEEEEE>>...... na biblia não fala q existe uma hierarquia... dis q o homem tem q protejer e cuidar... não q a mulher foi feita p ser empregada e escrava sexual desses idiotas machistas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc,,pesa sobre o homem,,uma responsabilidade de amar e cuidar,, sendo assim,, ser submissa não custa tanto,,assim,,
      E fomos tirada da costela e sendo assim,, temos que estar ao lado do nossos esposos nem à frente e nem atrás
      Se cada um assumir suas posições o resultado será perfeito,como perfeita e agradável e a vontade do Senhor,,

      Excluir
  9. Ola se tiverem uma biblia em casa sugiro q joguem fora e vao tomar no cu

    ResponderExcluir
  10. Oq tem haver homossexualidade com lilith? Aff nda ver tanto gay vai a igreja tanto gay é pastor e tem q mete justo eles no meio como podem prova isso

    ResponderExcluir
  11. Acredito que toda mulher que busca a sua liberdade e taxada como"doida" e até mesmo como "demônio".
    Talvez, na escritura da biblia e sobre o pensamento arcaico dos escritores, a criação de uma suposta lilith seria o ideal para mostrar para todas as mulher e homens,que a mulher foi feita para ser submissa.
    Tanto o homem como a mulher sao ate hoje submissos a biblia e a qualquer pregador que a le e se diz interprete dela (falso profetas)

    Creio eu,que nunca existiu isso tudo.
    Talvez Adao e Eva fossem povoado com nomes diferentes e que lilith tenha sido uma mulher que se rebelou contra um homem e que foi crucificada,expulsa e taxada como demônio para assustar as mulheres desse povoado e continuar com o controle e as escolhas

    ResponderExcluir
  12. Se tiver acontecido mesmo tudo isso que eu li, lilith nao fez errado.
    Deus queria o controle e a submissao de todos ali mas lilith e o diabo deram o conhecimento para Adao e Eva com a fruta proibida.
    E ate hoje,comemos essa maça ,indo a escola,pesquisando,lendo a hiblia e adquirindo conhecimento.
    Somos crianção de Deus mas somos filhos de Sata.
    Salve satanas o Pai dos humanos de conhecimento

    ResponderExcluir
  13. Que Deus nos livre do cavalo da espada, da fome, da peste e das feras da terra. Apocalipse 6:1-17.

    ResponderExcluir